Mórbido | Dia dos Finados, em Davinópolis bateu recorde de visita no cemitério municipal da cidade, Jardim da Rosas.
![]() |
Entrada do cemitério Municipal de Davinópolis (Foto: Augustus) |
Esse número pode está relacionado ao aumento da criminalidade, de acidentes, pela violência ou pela falta de espaços em outros cemitérios em cidades vizinhas como é o caso de Imperatriz. De toda forma esse aumento é preocupante para uma população de pouco mais de 12 mil habitantes, sendo a maior parte entre 10 a 35 anos de idade. (Dados IBGE)
A Historias de Valdenisse

"Minha mãe se chamava Maria Gomes de Sousa, ela teve uma morte tranquila, dormindo. Ontem ficamos aqui até ao anoitecer, tivemos que usar os faróes das motos para iluminar o espaço para deixar a reforma pronto o quanto antes, nossa mãe foi uma pessoa muito iluminada para todos nos e esse será nosso presente para ela, que Deus a tenha." Afirma Valdenisse, sempre sendo muito simpática e humorada.
![]() |
Irmãos de Valdenisse reformando o tumula da mãe em Davinópolis |
Para a maioria, o dia dos finados é uma data triste, para outros é uma forma de fazer uma renda extra. Na entrada do Cemitério municipal de Davinópolis, a venda de coroas de flores, velas, fósforos, artigos de de decoração fúnebres e até lanches eram o que não faltavam para quem queria.
No entanto, para os que deixaram para comprar em cima da hora tiveram que pagar um pouco mais, como exemplo, as caixas de velas que acabaram ficando 75% mais caras. Todavia, para homenagear os familiares falecidos o preço não importava e com isso alguns vendedores lucraram muito. Como conta Pablo Felipe, (18). Que desde pelo horário da manhã afirma que as vendas não pararam e mesmo com preço um pouco mais alto não interferiram na compra.
"Já é do meu domino essa experiencia de vendas nos dia dos finados, conheço a fluência, e todos os anos, não havendo desventuras, venho para porta do cemitério, a partir do horário da manhã. Senhoreamos uma procura por velas colossal, o que miraculosamente engendra uma primorosa renda, e os clientes, nunca compram apenas uma caixa, sempre levam mais de uma." Afirma Pablo Felipe.
As Coras de Flores de Cemitério
A venda de velas de cera não fora os únicos itens. As coroas de flores enfeitavam todo o cemitério e havia de todos os tamanhos, cores, formas e preços. Por ser um item menos incomum de encontrar, a maioria das pessoas deixavam para comprar na entrada, proporcionando um faturamento maior para os vendedores.
Geladão Gostosão Davinópolis
O icônico Geladão Gostosão, o inconfundível Sr. Luiz de Davinópolis nos contou que já teve que reabastecer cinco vezes, a caixa de geladão para atender a procura. Brinca ao dizer que o fato da venda é que "Não importa o dia, o geladão gostosão adoça a tristeza e melhora o animo."
A venda de geladão, água e refrigerantes foram muito alta, isso é facilmente explicado devido as temperaturas superiores no dia. Nessas horas hidratar-se é essencial.
Postar um comentário